sábado, 26 de maio de 2012

CAPACITAÇÃO DOCENTE

CAPACITAÇÃO DOCENTE
Venho a comentar sobre esse assunto dada a relevância do mesmo e da importância dos professores buscarem novos saberes e estarem sempre se atualizando.
A capacitação de uma escola está diretamente ligada à qualidade dos professores que nela atuam.Se queremos escolas de qualidade para nossos filhos é importante saber que aquela escola preocupa-se com a capacitação de seus professores, mantendo-os informados, atualizados, satisfeitos com a escola num todo. Quando me refiro a um todo, falo do conjunto que deve atuar dentro de uma escola ou seja a equipe, área administrativa, pedagógica, setores em geral, serviços e a própria comunidade escolar.Eu me pergunto e me questiono muitas vezes se é a escola que não oferece essa capacitação ou é o professor que não a busca, que não solicita, que não pede essa capacitação da qual tem direito.Está bem claro no Art. 87 -III da LDB-"Realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício"...portanto parece óbvio perguntar de que maneira as escolas estão investindo na qualificação de sua equipe. Afinal, muitas instituições ainda não atentaram para o fato de que não basta esperar que o sistema se encarregue de promover a capacitação ou que os próprios professores busquem atualizar-se. A formação ao longo da vida se faz necessária e constante. Exige-se que a própria comunidade escolar seja proativa e transforme-se num lugar onde tanto se aprende quanto se ensina, estabelecendo um processo dinâmico e contínuo.Clamamos por esse momento na educação. É preciso que a educação dê um salto de qualidade e possa haver um aumento de qualidade na vida dos nossos alunos, crianças e jovens a nós confiados que procuram a verdadeira essência do saber.
A Capacitação se produz no contexto do trabalho do professor e dá ênfase , vida, à aprendizagem do professor que por sua vez vai refletir no processo ensino aprendizagem do aluno.
O comprometimento com o objetivo maior de uma escola, que é a aprendizagem dos seus alunos, está diretamente relacionada com a garantia do tempo e espaço que ela proporciona aos seus professores para que estudem e se atualizem.
Professores! temos a obrigação de acompanhar a velocidade do mundo...e para isso temos que investir na capacitação constante.    Professora e Esp. em Educação Maria de Jesus Trindade Rocha